15.12.11

LEI DA PALMADA É DESNECESSÁRIA

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/podcasts/1021093-lei-da-palmada-e-desnecessaria-ouca-especialista-em-educacao.shtmlFonter:

15/12/2011-09h29

Lei da Palmada é desnecessária, ouça especialista em educação

DE SÃO PAULO

Aprovada por unanimidade na Comissão Especial da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, a Lei da Palmada visa reforçar o controle da Justiça sobre casos de violência contra crianças e adolescentes.
Após debates na comissão, firmou-se consenso em torno do uso da expressão "castigo corporal".
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que é a lei vigente, cita apenas "maus-tratos", e não especifica quais castigos não podem ser aplicados pelos pais ou responsáveis.
Segundo Lino de Macedo, do Departamento de Psicologia Social da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, da USP, a Lei da Palmada é desnecessária. O especialista afirma que a aprovação gera uma desautorização da família sobre a educação dos filhos.
Contrário à palmada, Macedo diz que o ato revela dificuldade de controle emocional, "além de ser uma covardia", diz.
Segundo ele, também deveria haver uma discussão sobre a violência verbal --que também causa grandes danos para a criança.
Para entrar em vigor, os parlamentares terão um prazo para se manifestar sobre a necessidade de votação em plenário. Caso a votação pela comissão seja considerada conclusiva, o projeto irá diretamente para o Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário